Bem-viver‎ > ‎Bem-viver‎ > ‎

Saladinha quente para o inverno

postado em 9 de mai de 2015 16:44 por Anelise   [ 12 de mai de 2015 12:12 atualizado‎(s)‎ ]

    Sábado desses fomos almoçar na casa da jornalista Lucia Porto. Além de ser uma profissional excelente e muito gente boa, está se saindo uma virtuosa cozinheira! Para nos receber em sua casa, preparou pratos incríveis, entre elas uma salada de ricota queimada com tomates e azeitonas.
    A receita é inspirada no livro Sete Fogos: Churrasco ao Estilo Argentino, de Francis Mallmann. A combinação entre os ingredientes deixou a salada leve e impossível de comer uma vez só (ainda bem que tem poucas calorias!).


Além de bonita, a salada é uma delícia./Foto: Anelise Zanoni

Ricota queimada, tomates e azeitonas

1 colher de chá de açúcar
3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
8 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
½ xícara de folhas de orégano fresco
340 gr de tomate cereja cortado ao meio
1 xícara de azeitonas pretas tipo gregas
280 gr de ricota
2 pimentas vermelhas pequenas
sal grosso
½ colher de chá de páprica

Modo de fazer

1. Bater juntos em um recipiente o açúcar, o vinagre de vinho tinto, 3 colheres de sopa de azeite de oliva e o orégano. Acrescentar os tomates cereja cortados ao meio e misturar.

2. Esmagar as azeitonas com a lateral de uma faca e abri-las para tirar o caroço. Misturá-las com os tomates e arrumar em uma bandeja para servir.

3. Desmanchar a ricota com as mãos em pedaços grosseiros com cerca de 3 cm e colocá-las em um recipiente.

4. Abrir as pimentas ao meio, retirar as sementes e cortá-las no sentido do comprimento, em lâminas finas. Acrescentá-las à ricota e misturar as 5 colheres restantes de azeite de oliva.

5. Aquecer uma chapa ou uma frigideira em fogo alto. Colocar colheradas da ricota com pimenta em porções, para que não amontoem. Cozinhar sem mexer por 5 a 10 segundos. Assim que o queijo começar a tostar, retirá-lo. Colocar, com o lado tostado para cima, sobre os tomates e azeitonas. Polvilhar sal e páprica a gosto. Servir imediatamente.
Comments