Cozinha com charme

postado em 10 de set de 2015 15:17 por Anelise   [ 10 de set de 2015 15:18 atualizado‎(s)‎ ]

O restaurante mais comentado de Montevidéu

    Em uma rua pouco movimentada da região histórica de Montevidéu, no Uruguai, está uma pequena construção rasgada por um janelão de vidro e uma porta de ferro difícil de abrir. É na Calle Alzaibar que está o restaurante mais comentado da cidade.

    Condecorado com quatro estrelas e meia no guia de restaurantes do site TripAdvisor, oscilando semanalmente entre os três primeiros lugares em popularidade no mesmo site e elogiado pela crítica gastronômica do Uruguai, o La Petite Cuisine precisa ser visitado para ser entendido (e elogiado).

Foto: Divulgação La Petite Cuisine
   
     Com inspiração na cozinha francesa, a pequena casa abriga não mais que 30 pessoas no salão, decorado de modo simples, com mesas compartilhadas, móveis antigos e até mesmo uma base de máquina de costura que atua como mesa. A simplicidade é para evidenciar a qualidade dos pratos, preparados com ingredientes naturais e receitas feitas na cozinha do restaurante, de forma bem caseira.
    Para simplificar ainda mais, o La Petite Cuisine atende apenas no horário do almoço e sob reserva - porque a procura é grande!


Foto: Divulgação La Petite Cuisine

      Obviamente, a popularidade é originada a partir de três elementos: o atendimento cuidadoso, o preço e o sabor dos pratos.
Paga-se 380 pesos (cerca de R$ 70) para o menu executivo, com entrada, prato principal, sobremesa e água saborizada. O menu a “dos pasos” (com apenas duas opções) sai por 320 pesos (cerca de R$ 57) e a sugestão do dia, entre 260 e 320 pesos. E o que é servido? Pratos franceses com textura e sabor harmoniosos.

    Estávamos ansiosos para visitar a casa e fizemos a reserva com dois dias de antecedência. Acomodados na máquina de costura, adoramos o sentar na frente dos outros comensais e poder espiar o movimento da antiga rua.

    Antes mesmo de iniciarmos a refeição, recebemos de cortesia uma taça do tradicional medio y medio uruguaio, um vinho de corte feito com vinho branco e espumante doce. Os anfitriões gostam de mimar os clientes nas boas-vindas!


Fotos: Anelise Zanoni

    Para abrir o apetite, delicados pães quentinhos vieram à mesa dentro de um pacotinho. Manteiga com páprica e pastinha com cogumelos acompanhavam.


    Também experimentamos o shot com velouté de espinafre - no tamanho ideal para um tira-gosto!



    Depois, na entrada poderíamos escolher entre um consumé de cogumelos e salada. Fomos na primeira opção!



    No dia escolhido, o prato principal era um risoto de abóbora com escalopes de peito de frango e legumes. O sabor adocicado do risoto hamonizou bem com o molho de frango e os legumes - cenoura, abobrinha italiana e cebola estavam crocantes e saborosas.

    O almoço geralmente tem uma opção de prato principal e varia todos os dias. Pode aparecer na lista cordeiro prensado em crosta de ervas, lasanha de legumes com ragu bovino e linguado com salada de quinua.


    Para a finalização, a sobremesa estava encantadora. Parfait de banana com creme de doce de leite derretia na boca.



Também experimentamos o musse de chocolate com calda de frutas vermelhas.


    Agora dá para entender a popularidade da casa, não?


Serviço

La Petite Cuisine

Calle Alzaibar 1316 - Montevideu

Não aceita cartão de crédito. É preciso fazer reserva


Comments