Morro Reuter sem cerimônia

postado em 17 de ago de 2015 20:46 por Anelise

Culinária germânica com gostinho de comida caseira

    Era uma tarde comum de trabalho quando, entre uma reunião e outra, a coordenadora do curso de Jornalismo da Unisinos Porto Alegre, a Thaís Furtado, me entregou um folder e, com sorriso no rosto, disse que eu precisava conhecer o restaurante Santa Luiza, em Morro Reuter.

    Ouvi atenta aos detalhes da experiência dela e da família no restaurante, peguei o folder e olhei o calendário - o final de semana seria perfeito para conhecê-lo e entender o porquê de tantos elogios.




    Situado no km 216 da BR-116, pertinho do pórtico de Morro Reuter, o restaurante tem anfitriões à beira da estrada: um Fritz e uma Frida feitos de tecido aguardam os visitantes. A mimosura indica a simplicidade da casa, aberta em abril deste ano, e o cuidado com os detalhes.


    Assim que entramos no restaurante, percebemos que tudo é bem cuidado. As mesas têm vasinhos de flores assinados pela artista plástica Anelise Bredow e o atendimento é feito por uma equipe muito atenciosa e pelos proprietários da casa.




    O capricho germânico é impresso também no cardápio da casa, composto por uma sequência de pratos ao custo de R$ 52,00 (sem cobrar serviço!) por pessoa. Introduz a refeição sopa de legumes, salada de maionese e bolinho de espinafre.

       Os pratos são colocados à mesa aos poucos, porque pressa não combina com passeio e comida caseira.


    Depois, ficam pela mesa batata dourada, batata cozida, aipim, massa, molho preparado com galinha caipira, bolinho de carne e arroz. Chuchu caramelado dá o famoso contraste alemão do doce com o salgado (acreditem, é gostoso!).




    Todo o banquete ainda é reforçado pelas carnes servidas pelos garçons que atravessam o salão. Do espeto saem galetinho, peito de frango, costelinha de porco e xixo.




    O tradicional matambre recheado sai do forno e é servido na hora. Com sabor marcante, a carne desmancha no prato!




    Outra carne imperdível é o corte suíno incrementado com molho de pimentões e cebola.


    O sabor da comida caseira e o cuidado é encantador. O mesmo ocorre com a mesa de sobremesas, montadas no fundo do salão. Com estilo muito simples, é marcada pelos doces em calda: abóbora, figo e ameixa. Tem também torta de bolacha e sorvete de creme com chocolate.


    A experiência terminou com um bate-papo com o proprietário da casa, que lembrou direitinho de quem indicou o restaurante (a Thaís Furtado). A experiência germânica fez eu reforçar o que eu já sabia: os amigos geralmente sabem fazer indicações preciosas!


Restaurante Santa Luiza 

BR 116 - Km 216, 7500 - Morro Reuter

Telefone: (51) 9807-7076 e (51) 9958-3798

Comments