Parrilla do Chef

postado em 24 de jul de 2015 03:53 por Bete

Chef catalãoXavier Montoya mostra sua arte na parrilla do Fazenda Barbanegra

Como parte do projeto Parrilla do Chef, que promove uma vez por mês um  jantar preparado por um parrillero convidado, Bebeto Oliveira recebeu no seu Fazenda Barbanegra o chef Xavier Gamez Montoya, do restaurante Xavier 260. O resultado dessa parceria foi um cardápio de sabores intensos, mas com a leveza característica da cozinha do chef catalão.  

 

Um pão rústico grelhado na brasa temperado com tomate, azeite de oliva Picual, alho e flor de sol, acompanhado de espumante brasileiro Bossa Brut, recepcionou os convidados. Foi preciso muita força de vontade para não se render à gula e abusar dessa delícia.

 

A seguir, uma salada de legumes grelhados na brasa e filés de peixe pampo de Rio Grande curado no sal, harmonizado com o vinho espanhol Artero Macabeo 2013. Na mesa próxima, um comentário de uma cliente é a melhor definição do que o chef conseguiu servir: “Vou sonhar por muito tempo com esse prato”.

 

O prato principal foi um filé de tamboril fresco, de Rio Grande, na brasa, com gratin de mousseline de alho assado, servido com creme de nirá, flor de brócolis e folhas de ora-pro-nobis. Para acompanhar, outro vinho espanhol, desta vez um PradoRey Classic Verdejo Sauvignon 2012. O vinho trouxe um frescor especial ao prato.

 

Para encerrar, não poderia ser outra a sobremesa: espuma do tradicional creme catalão com crocante de amêndoas. Perfeito ao ser harmonizado com o vinho português Cossart Gordon Rainwater Mediun Dry, da Ilha da Madeira.

 

A noite mostrou a mais forte característica do chef catalão: o respeito pelo sabor dos ingredientes. Mostrou também que a parrilla pode ser utilizada no preparo de uma grande variedade de produtos, exige apenas o controle da técnica. Agora, é esperar as próximas edições do Parrilla do Chef.

 

 

Onde fica

 

Fazenda Barbanegra

Rua tenente Coronel Fabrício Pilar, 791

Fone: 51 3333-0492

 

Xavier 260

Rua Auxiliadora, 260

Fone: 51 3273-0551       

 

    

Comments