Cozinha peruana


Muju: o novo restaurante peruano de Porto Alegre

Fui conhecer o Muju Restobar e me senti como se tivesse voltado ao Peru. Me apaixonei pela cozinha local peruana, quando fui ao Mistura, festival de gastronomia, e pude reviver essa paixão nessa descoberta do presente gourmet que Porto Alegre acaba de receber.

 

Vou deixar os comentários sobre o ambiente e o serviço para o fim. Afinal, o que importa mesmo são os sabores dos pratos.

 

Comecei com os drinques: o tradicional Pisco Sour (R$ 22)

 

E o surpreendente Apple Sour (R$ 22), com pisco, licor de maçã, creme de maçã verde e clara de ovo.

 

O couvert, cortesia da casa, tem pãozinho caseiro (que chega em um saquinho de papel), acompanhado de manteiga com ervas (montada sobre uma fatia de casca de limão.

 

Me entreguei à escolha do mâitre e confesso que não me arrependi: recebi uma degustação de ceviches. O de salmão tinha suco de laranja. O de atum, um toque agridoce. O de polvo, com batatinhas.

 

A seguir, tiraditos de atum. O primeiro pedaço, degustei apenas com o molho. O segundo, com casquinha de laranja: fresco, delicado e, se o termo pode ser usado para cozinha, cativante.

 

Quando achava que já havia apreciado todos os sabores, chegam os articuchos de pulpo (espetinhos de polvo) com milho e queijo. Preciso confessar que sou apaixonada por polvo. Então, foi fácil me conquistar.

 

Como sobremesa, fiquei com a merengada de chirimoia. Muito delicada e com uma doçura equilibrada, o que chama atenção é o fato de ter um merengue que não é extremamente doce, como costuma ser.

 

Agora, posso falar do ambiente: as mantas peruanas nas cadeiras e os quadros dão o clima do país retratado.

 

O colorido intenso contrasta com o preto das paredes e dos móveis.

 

Preciso contar que não cheguei ao prato principal. Mesmo dando vazão à gula, não pude seguir adiante. Gostei tanto dos pratos que provei que não sobrou espaço para qualquer outra degustação. O que me deixa na obrigação de voltar outras vezes para continuar percorrendo o cardápio.



Muju Restobar

Coronel Bordini, 684. Fone: 51 3328-0348

De segunda a sexta (das 11h30min às 15h e das 19h às 24h), sábado ( das12h às 16h e das 19h às 24h) e domingo (das 12h às 17h).