Restaurante

postado em 21 de mai de 2015 07:31 por Bete   [ atualizado em 21 de mai de 2015 08:17 por Anelise ]

Santo Antônio lança filé comemorativo aos 80 anos

  A história das gastronomia do Rio Grande do Sul passa, obrigatoriamente, pelo restaurante e churrascaria Santo Antônio, que há 80 anos ocupa o mesmo endereço: Dr. Timóteo, 465, e já conta com o trabalho da quinta geração da família Aita. 

    Os filés fizeram a maior fama da casa. Por isso, não poderia ser outro o prato escolhido para marcar o aniversário do Santo Antônio. Com um almoço muito especial, Jorge e Elaine Aita, receberam convidados para degustar o Filé 80 anos, com pimenta negra ao molho de vinho Cabernet e passas. 






    O almoço começou com a tradicional polenta com queijo.




    Depois, ainda como aperitivo, corações de galinha, linguiça, farofa e cebola grelhada.



    A farta salada mista deu continuidade ao cardápio.




    Por fim, o esperado filé servido com arroz cremoso com amêndoas.




    A sobremesa foi um pavlova com frutas vermelhas. Delicada, como pede uma refeição tão farta.





    Quando acreditávamos que a refeição comemorativa havia terminado, Jorge Aita nos surpreende com os tradicionais merengues recheados com doce de ovos, que levou todos a parar alguns segundos em meditação. Com uma leve casquinha crocante que, à primeira mordida, revela um centro macio ainda ainda mais saboroso pelo recheio de doce de ovos. Delicadeza em forma de açúcar.




E, pasmem, chegam ainda à mesa docinhos variados para que nos entregássemos totalmente à gula.



    Um toque de gentileza e requinte foi a lavanda, para que lavássemos a ponta dos dedos para retirar qualquer resíduo dos doces que tivessem ficado nas mãos. Um almoço que serve de amostra de por que o restaurante e churrascaria Santo Antônio faz parte importante da história da gastronomia gaúcha.


Serviço

Restaurante e Churrascaria Santo Antônio
Rua Dr. Timóteo, 465
Fone: 51 3222-3130

 

 

Comments