Viagem‎ > ‎Pelo Mundo‎ > ‎

O bom e barato de Portugal

postado em 23 de abr de 2015 06:57 por Guilherme Caldas   [ atualizado em 19 de out de 2015 06:23 por Bruno Noschang ]

    As mesas são extensas e compartilhadas. A música é boa e o cardápio é preparado por chefs portugueses do momento. E o melhor: a comida tem preço justo e é servida em poucos minutos!

O Mercado da Ribeira, em Lisboa, tem a fórmula que deu certo. Transformou em projeto moderno um ambiente amplo onde funcionava um antigo mercado público e, com a curadoria da revista Time Out, reuniu bons cozinheiros.


As longas mesas são geralmente preenchidas por uma turma jovem que busca comida boa e preço acessível 

     Em menos de um ano, o lugar se transformou no principal ponto de encontro da cidade e no lugar predileto dos foodies (pessoas que, como a gente, apreciam diferentes formas de gastronomia).

    O prédio que abriga o Mercado da Ribeira fica em frente ao Cais Sodré e pertinho de uma estação de metrô. Por ali estão cerca de 30 restaurantes e bares de chefs do momento, como Alexandre Silva, Henrique Sá Pessoa e Marlene Vieira.


Depois do jantar é possível abastecer a casa com produtos orgânicos produzidos em Portugal

    Eles servem receitas criativas, a maioria com ingredientes regionais. O cardápio é curto, mas geralmente há opção de petisco, prato principal, sobremesa e bebida. Os tíquetes podem ser comprados individualmente, o que significa que é possível escolher confit de bacalhau por 12 euros em uma banca e comprar uma taça de vinho verde por 3 euros em outra! (sim, os preços são assim mesmo!)


Do chef Alexandre Silva veio o petisco: queijo cremoso da Serra da Estrela e fatias de pão artesanal


    Com tantas opções, a dica é chegar cedo e dar uma voltinha rápida pelos restaurantes para saber o que cada um oferece. Há comida oriental, pizza, croquetes, sanduíches e, claro, os pratos mais tradicionais do país.

Francesinha do chef Miguel Castro e Silva tem pão, filé, molho de vinho do Porto, mussarela e ovo estalado

Bacalhau confitado com espinafre é uma receita clássica à venda nos quiosques e com preço médio de 12 euros

     Há também algumas lojas bacaninhas com objetos vintage, peças de decoração e ingredientes gourmet. Para completar, há shows culinários em dias específicos e, nas datas festivas, o pessoal da Time Out organiza festas bastante disputadas.


Vai um leitão aí? Pratos típicos ficam expostos para quem precisa se inspirar na hora da refeição

Serviço

    O espaço Time Out Mercado da Ribeira abre diariamente, das 10h às 24h. De quinta a sábado o horário é estendido até as 2h. Fica na Avenida 24 de Julho, 49, em Lisboa (Portugal). Se for de metrô, a estação mais próxima é a Cais Sodré. No início de 2015, o bilhete de trem custava 1,40 euros.

Quer saber mais?

No nosso blog você conhece um pouco mais sobre alguns restaurantes do Mercado da Ribeira.