Viagem‎ > ‎Pelo Rio Grande do Sul‎ > ‎

Encontro com a natureza

A mágica da criatividade no Caminho das Serpentes

    O mundo é um grande mosaico. A frase, citada pela artista plástica Cláudia Sperb, define de maneira simples e precisa o parque que ela criou em uma área de Mata Atlântica no município de Morro Reuter, a cerca de 60 quilômetros de Porto Alegre.

    Sem qualquer fachada digna de parque temático, o Caminho das Serpentes é o mundo que Claudia Sperb criou para si e para quem gosta de se surpreender com a interação da arte e da natureza. Nessa combinação, há espaço de sobra para as crianças e áreas exclusivas para elas.

Fotos: Anelise Zanoni

    Para entrar no local é preciso tocar a campainha. Minutos depois, o portão se abre e, no primeiro passo, já é possível avistar um mural em homenagem ao folclore brasileiro com a figura do Boitatá.

    O ingresso custa R$ 15,00 por pessoa e inclui circulação livre pelas áreas, entrada nas casinhas com portas abertas e bate-papo com o pessoal que trabalha por lá - com sorte, é possível trocar uma ideia com a artista.


    Cercado por diferentes murais coloridos, o caminho de Poti inicia a trajetória mata a dentro. Os degraus que levam à parte alta do terreno são todos diferenciados com desenhos e tonalidades de azulejos diferentes.


    Ladeando árvores centenárias, o estreito caminho reserva surpresas, como espelhos escondidos e até mesmo um cavalo branco.



    No topo está um dos lugares mais encantadores, a biblioteca Carlos Urbim, uma homenagem ao jornalista gaúcho falecido este ano. Nas prateleiras estão livros de arte e obras infantis. 

Foto: Caroline Zanoni

    
    Fotografias antigas
, ilustrações e brinquedos também compõem o espaço dedicado aos pequenos.




    Há também uma casa que reproduz borboletas coloridas e uma serpente gigante feita com tubos de concreto repletos de moisaico para as crianças entrarem ou caminharem por cima.


    Pertinho dali, um balanço anima adultos e crianças e remete aos alegres dias de infância.



    Também não pode faltar a casa na árvore, ampla e arquitetada com madeira nobre. Dali despenca um íngrime escorregador.

    Esculturas, como a dos três porquinhos e de uma dupla tomando banho de sol também aparecem pelo caminho.




    Em frente ao vale está o que a artista plástica chama de arquibancada e palco. Um espaço onde a atração principal é perder o olhar pela paisagem.



    Em um dos prédios está uma galeria de arte composta por gravuras assinadas por Claudia Sperb e amigos como Carlos Paez VilaróEvandro Carlos Jardim, UtumaroRubem GriloRuth Schneider, entre outros.


Pelo parque há também quatro quartos de pousada decorados pela artista para quem quiser prolongar a visita ao Caminho das Serpentes. As habitações para casal custam R$ 280,00 com café da manhã e uso da cozinha.



    Junto à lojinha, é hora de embarcar em um fusca cravejado de cores e texturas. É o indicativo de que o passeio terminou!


Caminho das Serpentes

Endereço: RS 873, km 2 - número 2.280 - Morro Reuter (RS)

Telefone: (51) 9807-2697

Aberto sábado e domingo, das 11h às 18h.

** Quer uma dica de almoço bem germânico em Morro Reuter? Clique aqui

** Que tal um restaurante perfeito para as crianças em Morro Reuter? Clique aqui


Os Lanches caseiros de Morro Reuter

    Por indicação do pessoal do Caminho das Serpentes visitamos a padaria e confeitaria Michel Und Hansen Marichen, pertinho do parque.

    A casa é um capricho só: pequena, decorada com fogão a lenha e objetos antigos e simples. O atendimento é feito pelos proprietários, que fazem questão de dizer que produzem tudo o que é vendido. E não é pouca coisa!

    Os pedidos precisam ser feitos no salão principal, onde há um balcão com as gostosuras da casa, entre elas pizza caseira com legumes e de tomate seco e rúcula.




    Um dos bolos mais curiosos é o de rocambole. É montado com pedaços de rocambole de abacaxi, um sobre o outro.


    Figura mais popular da casa, o mil folhas é crocante e em tamanho grande. Leva creme de confeiteiro.



    Também experimentamos a torta de chocolate com ovos moles. Uma delícia!


    Mas o que nos conquistou foi a panqueca recheada com creme de leite condensado e maçãs. Foi a nossa receita predileta!



Michel Und Hansen Marichen

Endereço: BR- 116, km 216, número 7.817 - Morro Reuter (RS)

Telefone: (51) 9667-4069