Viagem‎ > ‎Pelo Rio Grande do Sul‎ > ‎

Almoço de família

postado em 7 de jun de 2015 18:43 por Anelise   [ 7 de jun de 2015 18:50 atualizado‎(s)‎ ]

Viagem no tempo em Garibaldi

    Sabe aqueles lugares que a gente se surpreende assim que passa pela porta? Pois é isso que acontece quando ingressamos no porão da Osteria della Colombina, em Garibaldi. É no grande salão com piso de chão batido (de terra mesmo!) que são servidos os almoços, preparados por Odete Bettu Lazzari e sob o auxílio das quatro filhas.

Fotos: Anelise Zanoni

    A família começou a receber visitantes em 2001, quando poucas pessoas da região pensavam em turismo. Devido ao pensamento empreendedor, Odete e as meninas foram pioneiras e, junto a um grupo de pequenos agricultores vizinhos, criaram a Estrada do Sabor.

    O passeio inicia na estreita estrada que leva à casa azul da família, construída em madeira. 


Pelo caminho é possível avistar casarões antigos, casinhas de madeira bruta e muitos parreirais.





    Ao desembarcar na Osteria della Colombina surgem, aos poucos, algumas surpresas boas.



    A primeira delas: um laguinho com patos, cercado de flores e árvores (em época de safra dá para encontrar laranjas, bergamotas e limão-bergamota colorindo o cenários). Um balanço pendurado na árvore, feito de pneu, é um convite para a vida passar sem pressa. Por ali circulam por vezes alguns tucanos - uma linda surpresa para quem almoça no local.




    No salão principal, localizado embaixo da casa, ocorre a viagem no tempo e na história da família. A delicadeza nas escolhas da decoração deixam claro o cuidado de Odete.


       Fotos antigas dos Lazzari, louças e objetos pessoais compõem o ambiente no porão.  O fogão à lenha esquenta nos dias mais frios e por vezes fica repleto de pinhão quentinho. 



    Em uma das paredes há antigas latas de Nescau. 


    Bules pintados à mão também aparecem por lá!




    Para as refeições, a família dispõe de longas mesas, organizadas conforme o número de visitantes - por isso, reservar antes de ir ao local é obrigatório.



    A escolha dos objetos antigos e o visual do salão já valem o passeio. Entretanto, Odete Lazzari esmera-se também na cozinha e prepara um cardápio simples, como se estivesse cozinhando para a própria família.

    Para abrir o apetite, há licores com frutas da região e um aromático limoncello.

    O primeiro prato que vem à mesa é uma tábua com rodelas de salame e polenta brustolada com queijo. Tudo bem feito e montado na hora.



    Pão caseiro, molho com raiz forte (cren) e uma tigela com sopa de capeleti vêm em seguida. As massinhas são deliciosas e preparadas por produtores da região.




    Depois, é servida uma colorida salada de folhas verdes com carambolas, gominhos de bergamota e flores. Para acompanhar eles servem as carnes que fizeram parte do cozimento da sopa de capeleti, uma experiência diferente e dificilmente oferecida pelos restaurantes!



    Devido à classificação de restaurante slow food, não dá para ter pressa para comer - para poder apreciar a casa e os pratos. Entre as travessas principais estão frango com molho de tomate feito na panela e noque de três queijos com salame defumado.



    Encerra o almoço carne bovina assada com bacon, batata, cenoura e cebola e prato de fortaia (omelete).




    Para adoçar, sorvete de creme com raspas de limão siciliano e compota de pêssego. Também visita a mesa um vidro com quadradinhos deliciosos de abóbora, tudo preparado pela casa.


    O almoço custa R$ 50,00 por pessoa e é uma experiência incrível. Por falar nisso, antes de ir embora, os turistas ganham um mimo: pombinhas feitas com massa de pão, conhecidas como as colombinas!



Serviço

Osteria Dalla Colombina

Abre para almoços e jantares, sempre sob reserva

Endereço: Linha São Jorge, s/n, Estrada do Sabor, Garibaldi
Telefone: (54) 3464-7755 ou (54) 9121-1040

Comments