O prato não poderia ser mais comum nos grandes almoços familiares. A feijoada é tradição aqui no Sul, principalmente no inverno, quando vem acompanhada de um bom vinho tinto. E mesmo no Rio de Janeiro, a mais de 40 graus, brilha aos finais de semana em almoços demorados, regados a caipirinha e cerveja gelada. Geralmente é parte do cardápio diurno, porque exige um tempo longo para a digestão, de preferência acompanhada de uma soneca.
Cada brasileiro tem um jeito diferente de fazer esse prato. Tem quem cozinhe as carnes separadas do feijão. Aqui em casa, prefiro cozinhar tudo junto. E, se possível, no dia anterior. Depois de fria, levo a feijoada à geladeira. Assim, no dia seguinte, posso retirar toda a camada de gordura que se forma na superfície, que confere sabor à receita, mas que a deixa pesada e calórica.
Para acompanhar o prato, rodelas de laranja, couve refogada, arroz branco, aipim ou batata doce (receita aqui) e farofa de banana da terra (receita aqui) e um lombo de porco na panela de ferro (receita aqui).
Feijoada
ImprimirIngredientes
500g de feijão preto
200g de charque ou carne seca
200g de paio
200g de linguiça calabresa
200g de costelinha de porco defumada
200g de linguiça fresca
150g de bacon
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de cominho em pó
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
azeite a gosto
Como Fazer
- Lave o feijão e deixe de molho em água por 12h, o que vai facilitar o cozimento,
- Corte o charque em pedaços, retire a gordura, e deixe de molho em água por 12h, trocando a água de vez em quando para tirar o excesso de sal.
- Escorra a água do feijão e coloque na panela de pressão com o charque dessalgado, o paio e a linguiça calabresa em rodelas e a costelinha de porco defumada.
- Junte o louro e água e deixe cozinhar por cerca de 30min.
- Enquanto isso, em uma frigideira, frite o bacon na própria gordura com a linguiça fresca em pedaços.
- Quando estiverem dourados, junte a cebola picada e o alho e refogue.
- Quando o feijão estiver cozido, junte o refogado de bacon e linguiça.
- Retire uma concha de grãos de feijão e amasse bem.
- Devolva à panela e deixe ferver para engrossar o caldo.
- Confira o tempero, junte o cominho e, se precisar, acrescente um pouco de sal e pimenta do reino.
Notas
* Eu gosto de fazer um vinagrete com tomate, cebola, tempero verde, pimenta dedo de moça picadinho, sal e molho de pimenta para servir à parte. * Se gostar de orelha e pé de porco, deixe de molho para dessalgar, e acrescente à panela junto com os demais carnes.