Aos pés da Cordilheira dos Andes, Mendoza, na Argentina, é um dos destinos indicados para quem aprecia vinhos de qualidade e boa mesa. Responsável por 70% da produção argentina de vinhos, a cidade oferece mais de 600 opções de restaurantes com as delícias da cozinha mendocina e da culinária internacional.
A visita a vinícolas é uma das principais atrações e deve ser agendada com antecedência, o que garante um atendimento personalizado. É importante conferir quais oferecem refeições harmonizadas com os vinhos da região. E mais: algumas fecham aos finais de semana.
O Malbec é ícone do vinho argentino, mesmo que seja significativa a produção de Cabernet Sauvignon e de outros varietais. Entre os brancos, o Torrontés é considerado o melhor representante. Um vinho que precisa ser experimentado principalmente por quem diz não gostar dos brancos. Certamente vai repensar essa posição.
A produção de vinhos em Mendoza está dividida em três zonas principais: Luján de Cuyo, Vale do Uco e Maipú. Luján de Cuyo fica a 25km de Mendoza. A altitude acima de mil metros, a alta incidência de sol e a grande amplitude térmica são excelentes para a produção de vinhos de sabores complexos e elegantes. É o berço do Malbec, mas também apresenta outros vinhos que merecem destaque, como os Syrah, Cabernet Sauvignon, Sémillon e Chardonnay.
No Vale do Uco, a 100km de Capital, estão cerca de 100 vinícolas. Ali, a altitude é de 900m a 1.500m, as temperaturas são mais amenas, com isso as uvas de ciclo curto e médio como Merlot, Pinot Noir, Malbec, Sauvignon Blanc, Sémillon e Chardonnay se destacam por apresentar maior acidez. No Maipú, o clima mais quente e a altitude de 800m resultam em vinhos Malbec e Cabernet Sauvignon com sabor mais marcante e voluptuoso. Se destacam também os Tempranillo, Syrah, Chardonnay e Sémillon.
Cada região, um Malbec
Símbolo da vitivinicultura de Mendoza, o Malbec apresenta diferentes características conforme a área de produção das uvas. Em visita à vinícola Terrazas de Los Andes, foi possível comprovar as diferenças. O Terrazas Single Parcel Los Cerezos, produzido ao Norte, na região de Las Compuertas, apresentou um vermelho profundo, aromas que lembram geleia de amora e de ameixa, com toques de menta, noz-moscada e pimenta preta. Esse Malbec harmonizou perfeitamente com queijos maduros, embutidos e carnes vermelhas com legumes assados.
O Terrazas Single Parcel Los Castaños, produzido ao Sul, na região de Altamira, tinha um vermelho granada intenso e apresentava grande complexidade. As notas de aroma rementiam a menta, alecrim e anis, além de florais, violetas e frutas vermelhas. O Malbec da região Sul foi harmonizado com carnes vermelhas assadas e carnes magras servidas com molhos agridoces e especiarias.
Na Cozinha
As uvas Malbec, que se transformam no vinho ícone argentino, se tornaram ingrediente de delicadas tortinhas servidas como sobremesa.
Tortinha de uva
ImprimirIngredientes
Massa
125g de manteiga
140g de açúcar cristal
1 colher (sopa) de maisena
1 pitada de sal
1 ovo
250g de farinha de trigo
Recheio
125ml de creme de leite
125ml de leite
2 gemas
50g de açúcar
essência de baunilha
Cobertura
250g de uvas
Como Fazer
- Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro.
- Junte a maisena e misture.
- Adicione o ovo e a farinha de trigo peneirada com o sal e amasse delicadamente.
- Cubra com papel-filme e deixe descansar por 30min.
- Abra a massa e forre as forminhas com a massa.
- Com tiras de papel-alumínio, cubra as laterais das forminhas.
- Leve ao freezer por 1h.
- Para o creme, aqueça o creme de leite, o leite e metade do açúcar.
- Bata as gemas com o restante do açúcar até formar um creme claro.
- Junte essa mistura à de creme de leite e volte ao fogo, mexendo sempre até começar a engrossar.
- Adicione a essência de baunilha e misture.
- Cubra com filme-plástico, deixando em contato direto com o creme até que esfrie.
- Retire a massa do freezer e leve ao forno preaquecido, a 190 graus, por cerca de 15min.
- Depois de fria, desenforme e cubra com o recheio/
- Decore com as uvas frescas.
- Sirva gelada.
Notas
* Como as uvas são frescas, o ideal é consumir as tortinhas em no máximo 2 dias. * Nessa receita foram utilizadas uvas Malbec.
Dicas
* O hotel Diplomatic chama atenção pela beleza e requinte, e o café da manhã é de impressionar.
*São muitas as opções de hospedagem, desde hotéis na cidade até em algumas vinícolas.
* Faça reserva nos restaurantes se tiver preferência por algum em especial. São mais de 600, porém pode ser que o que deseja esteja lotado.
* É possível local carros, mas os remis (motoristas particulares) funcionam muito bem e permitem que o visitante deguste os vinhos sem preocupação com dirigir.
* Os preços dos remis são combinados de acordo com a distância e o tempo de permanência. Prefira os que fazem parte da cooperativa ou indicados no hotel.
As Compras
* Organize-se para as compras. A siesta é uma instituição em Mendoza. O comércio da cidade abre das 9h às 13h, fecha das 13 às 17h, e depois cerra as portas às 21h.
* Os alfajores, de diferentes marcas e sabores, podem ser uma boa opção de presente.
* Geleias e molhos à base de Malbec são deliciosos e certamente vão agradar.
* Vinhos da região podem e devem fazer parte da bagagem na volta.