Participar de um evento como o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, festival promovido pelo Instituto Paulo Martins, é ter a possibilidade de vivenciar uma cultura tão diversa da do Sudeste e do Sul do País. E é isso que transforma a viagem a Belém do Pará em uma deliciosa aventura gastronômica. A cidade oferece excelentes opções de comidas regionais, mas visitar a Maloca do Orlando talvez tenha sido a melhor delas porque permite comprovar que a mesa simples pode superar qualquer sofisticação.
A ida até a Maloca já compensa a viagem. O trajeto, que leva cerca de 40min, é feito de barco. O nosso era grande, e fomos contemplados com apresentações de carimbó e outros ritmos regionais.
Para amenizar o forte calor comum a Belém, cerveja Amazon Beer, sucos de frutas locais, como bacuri, cacau, cupuaçu e taperebá.
O restaurante fica às margens do rio Arapari. E Seu Orlando recebe os visitantes com esfuziante alegria.
As mesas, distribuídas sobre uma área sustentada por palafitas, têm toalhas coloridas e permitem curtir a refeição admirando o vaivém de pequenas embarcações que levam e trazem a população ribeirinha nos seus afazeres diários.
Mas é à mesa que Seu Orlando mostra a que veio. O primeiro desafio é destrinchar caranguejos recém-cozidos com os toc-tocs (martelinhos de madeira especiais para a tarefa. O maior deles, no entanto, é catar a carne branquinha sem ficar totalmente tomado pelo caldo que se espalha a cada martelada. A recomendação é ir com calma ao pote, porque muita coisa ainda está por vir.
Camarões no bafo: difícil explicar tanto sabor.
Peixes como pescada amarela, filhote e assados na brasa.
Casquinhas de caranguejo com farofa paraense.
Para finalizar a refeição, uma tigela de açaí colhido na floresta atrás da cozinha e extraído na hora. Os paraenses fazem do creme uma sobremesa, servida com gelo e açúcar.
Confesso que não sou muito fã do açaí. Mas descobri em Belém que o sabor de terra que sinto por aqui não existe quando o açaí quando a polpa é recém extraída. Minha amiga Neide Rigo, grande pesquisadora de ingredientes brasileiros, analisou bem: o açaí fica com um sabor que lembra azeite de oliva.
Se for à Belém, não fique apenas na cidade e não restrinja sua visita ao Mercado Ver-o-Peso, que é tudo de bom, faça reserva e vá até a Maloca do Orlando (fone: 91 99233-0350) , você não vai se arrepender.
.